![]() |
[Tutorial] Copliando SVN Lighting com Tortoise + Maven + SVN
Olá galera, como muitos que conheço tem me pedido em meu e-mail para postar um tutorial de como copilei sem usar o eclipse vou postar aqui, mas não vou postar so o resumo da montagem do build, vou colocar um tutorial completo de como usar o tortoise tambem, para aqueles que já usam o tortoise basta seguir apenas os passos de como montar com maven, fiz desta forma pois acho mais pratico do que com eclipse, ai vai um tuto pratico e rapido de como copilar com o tortoise svn.
O que precisaremos: - Tortoise SVN = [Somente Usuários Registrados Podem Visualizar os Links Desta PáginaClique aqui para se Registrar] - svn = [Somente Usuários Registrados Podem Visualizar os Links Desta PáginaClique aqui para se Registrar] - maven = [Somente Usuários Registrados Podem Visualizar os Links Desta PáginaClique aqui para se Registrar] Visando sempre manter a mesma versão do aplicativos eu upei para um hd virtual meu para evitar que aconteça como esta acontecendo com alguns em aion que a versão 21 do java esta dando alguns erros, porém o hd tem limites de download diário, entao caso não consiga efetuar seu download no link que disponibilizei podem fazer uma busca no google pelos mesmos, e baixar direto do site oficial pois são gratuítos. COMEÇANDO O TUTORIAL montando o trunk 1º - Instale o Tortoise SVN normalmente (não colocarei tutorial pois a instalação é simples como instalar qualquer outro software, não existe nenhuma configuração extra para o mesmo); 2º - Agora dentro do seu diretório raiz ou diretório "C" crie uma nova pasta (basta clicar com o botão direito e clicar em novo e após em pasta), pode renomear ela com o nome que desejar, no meu caso coloquei o nome de "projeto aion"; 3º - Com a nova pasta criada clique em cima da mesma com o botão direito e selecione a opção "repo browser" conforme imagem abaixo: 4º - Com a nova pasta criada clique em cima da mesma com o botão direito e selecione a opção "repo browser" conforme imagem abaixo: [Somente Usuários Registrados Podem Visualizar os Links Desta PáginaClique aqui para se Registrar] 5º - Apos clicar na opção "repo browser" abrira outra janela onde você deve inserir o endereço do svn: Endereço SVN Lighting: [Somente Usuários Registrados Podem Visualizar os Links Desta PáginaClique aqui para se Registrar] [Somente Usuários Registrados Podem Visualizar os Links Desta PáginaClique aqui para se Registrar] 6º - Adicionado o SVN o mesmo levantará as pastas dentro do trunk e mostrará na tela onde você só precisará dar OK. [Somente Usuários Registrados Podem Visualizar os Links Desta PáginaClique aqui para se Registrar] 7º - Agora a sua pasta já esta pronta para começar a baixar o trunk todo para o seu pc, para isto basta clicar com o botão direito de seu mouse em cima da pasta que você criou no meu caso "projeto aion" e selecionar a opção SVN Chekout, agora so esperar que ele efetue todo o download do projeto para podermos montar o loginserver, chatserver e gameserver. [Somente Usuários Registrados Podem Visualizar os Links Desta PáginaClique aqui para se Registrar] Montando seu LOGINSERVER, CHATSERVER e GAMESERVER com MAVEN 8º - Conforme dito acima após baixar todo o trunk precisariamos montar as pastas do loginserver, chatserver e gameserver, e é dai em diante que entra o maven e o svn; * Extraia os arquivos SVN e MAVEN dentro do seu diretório raiz (c:\), como já temos nosso projeto também dentro do diretorio raiz então teremos o seguinte: - c:\projeto aion - c:\maven - c:\svn Obs.: Nada impede quem quiser montar o seu projeto em outro diretorio ou HD montar porém tera que ficar atendo na hora de configurar sua variavel de ambinete e o arquivo que montara as build com relação a esses endereços de diretório a qual escolherem. 9º - Preparando a sua variável de ambiente PATH, vá em inciar, depois clique com o botão direito de seu rato em cima de "meu computador" e cliquem em "propriedades", abrirá para você uma tela de "propriedades do sistema" vá até a aba "avançado" e clique no botão "variáveis de ambiente". 10º - Apos abrir o tela de configuração das váriaveis você deve no grupo superior "variáveis de usuários para Administrador" configurar a variável PATH assim "c:\maven\bin;c:\svn\bin;C:\Programas\Java\jdk1.6. 0_20", feito isto basta dar OK até que a tela se feche * Nesta variável temos o caminho para o executavel do maven do svn e o caminho do java jdk. 10º - Agora para finalizar vamos auterar o caminho no nosso arquivo execute-maven.bat dentro da nossa pasta do projeto que estamos montando. * c:\PROJETO AION\trunk\tools (local onde encontra-se o arquivo execute-maven.bat) - Clique com o botão direito em cima do arquivo acima descrito e clique após em editar, ira abrir uma tela com informações de caminhos e variáveis etc, esta informações são necessárias para montar os builds de nosso loginserver, gameserve e chatserver. - Por default de configuração do projeto o inicio do mesmo já vem com um endereço path configurado: "set PATH=%PATH%;C:\Program Files\Subversion\bin" - Vamos alterar essa variável aplicando a ela apenas o caminho onde colocamos nosso svn, então ficará assim: " set PATH=%PATH%;c:\svn\bin (feche o arquivo ele perguntará se deseja salvar diga sim) FINALIZANDO E MONTANDO O PROJETO BUILD 11º - Agora que já estamos com tudo pronto basta ainda dentro da pasta tools darmos duplo clique no arquivo "build-all.bat" e aguardar, o mesmo irá encontrar nosso maven e svn pois já esta no caminho da variável do sistema e criara dentro de cada uma das instancias do projeto (login, chat, server) uma pasta chamada target, ao terminar todo o processo basta abrir cada uma das pastas target e você terá la seu loginserver, gameserver, chatserver e assim sucessivamente prontinho para ser extraido e utilizado. Obs.: não precisa limpar essa pasta target quando for fazer uma nova copilação, o proprio build-all, fará. Abraços a todos espero ter ajudado a quem utiliza o tortoise a continuar o projeto sem precisar instalar o eclipse. SOMENTE PARA QUEM UTILIZADO NAS VERSÕES ANTIGAS DO AION LIGHTNING By DESTRUCTOR vulgo ADM Dragon |
Amigo nao teria como vc faser um tutoria copilando com eclipse ?
pois eu copilo server l2 d boa com eclipse mais aion sempre da erro |
Duvidas e pedidos na area de duvidas e pedidos amigo
|
| Horários baseados na GMT -3. Agora são 11:49 PM. |