Você não é registrado, por favor registre-se para ter acesso ao conteúdo completo.
Caso seja registrado, efetue login.
Esqueceu sua senha? Clique aqui
Recomendamos o uso do Mozilla Firefox para uma melhor visualização.    

Início Postados Hoje Marcar Fóruns Como Lidos Álbums Banidos SE Team Medalhas
Voltar   Secret Experience > Área L2J > [L2J] Tutoriais
Registrar Loteria VIPStaff SERegras do fórum Comunidade Arcade Postados Hoje Pesquisar Experience

Secret Experience.NET   Secret Experience Corporation - Welcome To The Real World
     Anúncios SE

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 15-07-2013, 06:07 PM   #1
Dedicado, VPS (Semi-dedicado), Host e Domínio. O que é isso?
Setokaiba Setokaiba está online agora 15-07-2013, 06:07 PM

Boas.

Estou criando este tópico com o intuito de instruir os leigos quando o assunto é referente ao título deste tópico.
Irei explicar de duas formas, a padrão e dar um exemplo menos complicado se é que podemos dizer.

O que é um servidor dedicado?

O servidor dedicado nada mais é que um equipamento ligado 24 horas por dia em um link de internet de alta velocidade em uma empresa ou em um data center.

É a escolha de administradores de servidores ou fórums (sites em geral) que possuem alto consumo de tráfego e recursos da máquina.

Geralmente é escolhido quando um servidor ou um conjunto de sites consome demasiadamente dos recursos do sistema e não se oferece mais condições de permanecer em sistema compartilhado de hospedagem.

Um de seus benefícios é que permite que seu administrador configure seus sistemas e aplicações da maneira que necessitar, sem restrição, pois este serviço oferece acesso total à máquina. Isto significa que tu possuirás um acesso remoto a fim de controlar o computador como se estivesse de frente dele.

---
Sabe aquele servidor que você joga ou já jogou e que não tem lag? Então ele provavelmente encontra-se num servidor dedicado.
Pense que é o seu servidor no computador bonzão daquele seu amigo que também tem uma ótima internet e que mora em outra cidade. Este é o dedicado, só que 100 vezes melhor que este computador que você imaginou, e com uma velocidade de internet mil vezes maior, além de ele ficar ligado 24 horas por dia, sabe eles ficam nos armários refrigerados, são computadores neste estilo aqui:

[Somente Usuários Registrados Podem Visualizar os Links Desta PáginaClique aqui para se Registrar]

[Somente Usuários Registrados Podem Visualizar os Links Desta PáginaClique aqui para se Registrar]

Não possuem monitores não.

Quando eu digo que a velocidade é bem alta, é algo em torno disto aqui:

5.4 MBp/s que está sendo mostrado é porque o local de onde eu estava efetuando o download limitava, mas já baixei a 11.0 MBp/s.
Este download levou algo em torno de 15 segundos para ser baixado, só pra ter idéia, tinham vezes que eu não conseguia tirar screenshot quando tentava realizar o download através de outros servidores que não limitavam a velocidade.

Antes de explicar o que é um VPS, eu gostaria de começar com uma postagem de um indivíduo com o nome de Alexandre, mais conhecido com o vulgo de Xamaee, ele fez esta postagem a mais ou menos 2 ou 3 anos atrás ofendendo um vendedor de VPS.

Citação:
Postado Originalmente por Xamaee
Certa vez, um rapaz me perguntou o por que de não oferecer servidores semi-dedicados ou VPS.
Minha resposta é a seguinte:

VPS ou Semi-dedicados
Servidores vps ou semi-dedicados, inicialmente foram criados para suprir as necessidades de webmaster ou pequenas empresas que necessitavam de serviço web-server customizado e não tinham orçamento suficiente para arcar com as despesas ou não tinham demanda suficiente de um servidor dedicado.
Depois de um tempo começaram a utilizar em game-servers, nada contra, perfeito para testes, onde não se necessita de desempenho e estabilidade, enfim "Qualidade".
Imagina você, irá criar um servidor, por exemplo de mu online, nos tempos de agora, só arruma players os servidores que inovam, criam eventos inéditos, tem uma boa configuração e principalmente não tem lag.
Utilizando um vps ou semi-dedicado você provavelmente irá ter poucos players e seu servidor não irá para frente, agora você se pergunta porque?
Deixa me ver se explico bem.
Servidor de mu online é gerido pelo BD Microsoft SQL Server. um ótimo bd, várias funções, várias opções e etc.
esse BD consome muita memória e principalmente quando está em uso consome além de memória, muito CPU(Unidade central de processamento). ( ó, nem chegamos na parte do game-server ).
Agora vem o game-server
Esse bichinho ai, consome memória e cpu pra caramba, se for em um servidor, por exemplo: 97d, 99b, 1.0 ou 1.02.
Ele vai consumir o esperado, agora se for por exemplo um 1.04 que é cheio de erros, conflitos e por ai vai, rapaz isso vai dar um lag danado.
Temos a parte do web-server, que na maioria dos servidores, eles estão no vps ao invés de estar em uma hospedagem. E isso também vai consumir memória e cpu.

Agora pensando em um outro contexto, seu vps, irá estar no mínimo com mais 2 vps, isso no mínimo.
A maioria dos vps são feito em um core2duo e não tem nada de "reserva" além do que está escrito no plano.

Imagine você, 3 servidores de muonline, compartilhando memória, hd, processador, placa de rede, internet e etc.
os XXXXmb de memória do seu vps não irá trabalhar com frequência equivalente, pois ela será distribuida entre tudo.
os XXXgb de hd estarão lá para você utilizar, mas a velocidade é a velocidade do hd dividida pelo número de vps+1 (esse +1 é a máquina principal)
o processador e placa de rede acontecerá o mesmo.
a velocidade de upload/download não é a descrita.
se no plano está escrito 100mb, esses 100mb é dividido pelo número de vps+1 ( isso se a velocidade contratada ( do dedicado ) é 100% garantida ( se for em hostnoc(burst) ou VRT, esqueça dos 100%).

Agora, só para finalizar, o tempo de resposta de um vps é no mínimo 80ms superior o de um dedicado( você irá ter um lag contratado de fábrica( hehehe ).
Exemplo:
um dedicado de dallas em minha cidade chega com 225ms, eu irei ter em um vps 305ms ( isso é o mínimo ).

Meu objetivo é o cliente continuar sendo meu cliente e para isso ele prescisa ter sucesso.
É dificil acontecer de servidores que utilizam vps ter sucesso, diria que vps é sucidio.
Portanto, eu não vendo essa porcaria e muito menos aconselho a usar ^^

Bom o interessante disto tudo é que ele vende VPS hoje em dia.

O que é um VPS ou Semi-Dedicado?

VPS é a sigla do inglês Virtual Private Server que significa servidor virtual privado. É um servidor em ambiente compartilhado que possui acesso root (administrador) e processos independentes para cada conta VPS criada, funciona assim como todo computador, cada conta VPS no servidor possui seu sistema independente, ou seja você pode configurá-lo de acordo com a sua real necessidade (instalar novos programas, etc...). A ideologia de um VPS é simples, temos, por exemplo, um servidor extremamente robusto, dividido por várias máquinas virtuais através de técnica de virtualização (Ex. vmware). Cada uma dessas máquinas virtuais roda como uma máquina real, permitindo tratá-la como um servidor dedicado. Atualmente é muito interessante pensar nessa idéia que tem tendência a se expandir bastante. Imagine: Se você não pode ter 10 MB de Velocidade no seu computador, porque não administrar e fazer tudo de outro? O VPS é uma solução para muitas pessoas que não tem a possibilidade de ter uma internet mais rápida devida as limitações de alguns provedores de interne local.

O servidor virtual é um serviço que permite ao cliente criar e administrar diversas contas através de um painel de controle separado, não necessitando da interferência de suporte na administração das contas.

Este serviço compartilha os recursos de uma mesma máquina com outros clientes, da mesma forma que funciona com as contas de hospedagem convencional.

Por este motivo, as configurações das aplicações disponibilizadas na máquina são padrões, de modo que possam abranger a grande maioria de usuários.

O servidor dedicado é uma máquina física totalmente dedicada a um único cliente, que pode configurar suas aplicações de acordo com sua necessidade.

A diferença básica entre esses dois serviços é o custo, relativamente alto no caso do servidor dedicado em comparação ao servidor virtual.

Existem aqueles que locam um dedicado e transformam o mesmo num VPS, arrumando assim uma forma de obter dinheiro através de venda de hospedagem.

---
Pense num VPS como se fosse o único computador na tua casa, dividido para você, seu irmão, sua irmã...cada um com sua conta no Windows, onde você não possui acesso aos documentos de nenhum deles, bem como eles também não possuem acesso aos seus arquivos. Evidente que um VPS é bem pior, ao contrário de um dedicado que eu apresentei vantagens, o VPS dependendo da quantidade de pessoas que estão com suas hospedagens ali, pode se tornar uma péssima opção para quem quer um servidor sem lag. Tu estarias dividindo um mesmo computador com diversas outras pessoas.

O que é um Host ou Conta de Hospedagem?

Simplificadamente, uma conta de hospedagem é um espaço configurado em um computador conectado à Internet 24 horas por dia, onde o cliente pode colocar as suas páginas, imagens e todos os arquivos que desejar disponibilizar na Internet, podendo assim, serem acessados por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.

As contas de hospedagem, no entanto, não oferecem apenas um espaço para armazenamento de arquivos. Serviços de bancos de dados, sistemas de gerenciamento de contas de email e outros também fazem parte dos pacotes de hospedagem de algumas empresas.

O computador ao qual me refiro não é um dedicado, ou melhor ele até é um dedicado, mas com diversas contas de assinantes. Através de um sistema chamado WHM.

O WHM (Web Host Manager) é um painel de controle especialmente desenvolvido para administração de contas cPanel.

Com esse painel, você pode criar seus pacotes de hospedagem, adicionar novas contas, removê-las, bloqueá-las, desbloqueá-las, trocar senhas, verificar e modificar o limite de transferência de cada conta, verificar o uso e configuração dos servidores e etc. Enfim, pintar o sete com os clientes caso você queira se tornar um vendedor de hospedagens.

O cPanel por sua vez é um painel de controle onde podemos gerenciar nossos arquivos que irão ao ar. Eu por exemplo gerencio através do meu domínio secret warez seguido do slash + cpanel.

Umas dicas ao escolher o plano de hospedagem ideal para o seu web site de L2.

DicasPara saber qual plano melhor atende às necessidades de seu site, é importante avaliar:

Espaço em disco:
Espaço físico no servidor disponível para publicação dos arquivos (fotos, imagens e páginas) e, eventualmente, bancos de dados e contas de e-mail.
Existem hosts que possuem uns planos filhos das putas, só depois que tu assina que vai ver que não era o esperado, uns disponibilizam apenas 10 MB de espaço em disco ¬¬'

Número de caixas postais:
Quantidade de contas de e-mail relacionadas ao domínio do site, personalizadas conforme necessidades existentes.
Ou seja, nossos MSN's seguidos do .secretwarez.com.br a quantidade de quantos eu posso criar.

Transferência mensal:
Quantidade de arquivos transferidos do servidor que hospeda o site ao computador do internauta visitante. Por exemplo, se 100 clientes acessam sua página de 1 MB, conseqüentemente serão transferidos 100 MB. Este valor é contabilizado de forma cumulativa durante todo o mês e é zerado todo dia 1°. Ou seja, você deve comparar quantos megas pretende hospedar e quantos acesso pretende ter para que possa chegar ao valor limite de transferência necessário para seu site. No meu plano por exemplo o limite é de 200 GB, há um medidor no meu cPanel que mostra quando está próximo de estourar a banda e ficar offline até eu contratar mais banda.
Existem hosts que disponibilizam planos com banda ilimitada.

Ferramentas e Tecnologia:
Cada site possui características próprias, conforme o seu desenvolvedor.
Outro dia vi um usuário questionando sobre um host que aceitasse o formato do site dele que era .ltp se não me engano, disse a ele para procurar um de nossos anunciantes.
Algumas das variáveis são: sistema operacional (Linux / Windows), linguagens de programação (ASP, ASP.NET, PHP, ColdFusion...) e banco de dados (MySQL, MS SQL, Oracle, PostgreSQL...). Seu plano deve ser compatível com a linguagem utilizada na programação de seu site, os sites de lineage em geral são em .php e a grande maioria dos hosts suportam tal ling. de programação.

O que é um Domínio?

O domínio é apenas um nome que funciona como um endereço direcionando seu browser para o servidor onde encontram-se as páginas do site.

Seu objetivo é facilitar a memorização dos endereços na Internet, pois sem ele, teríamos que memorizar uma seqüência grande de números quando quiséssemos acessar alguma página (exemplo: 72.21.57.204).

Para que um endereço do tipo Secret Experience - Powered by vBulletin ou [Somente Usuários Registrados Podem Visualizar os Links Desta PáginaClique aqui para se Registrar] seja reconhecido na Internet, é necessário que esse domínio (secretexperience.net) esteja registrado junto a uma empresa registradora de domínios.
Quando se registra um domínio genérico que são os casos do .net | .com e etc, basta apenas acessar o painel de controle gerenciador do domínio e informar o DNS do Host e aguardar alguns minutos para que a modificação seja efetuada. Existem empresas que levam até 48 horas para efetuar tal modificação.
Um domínio é bem barato e vale a pena ter, custa em média 15 reais anuais.

Atenção com alguns termos que muitas vezes podem ser uma furada:

SLA - A empresa que Hospeda sites, se compromete a manter o "site" hospedado no ar durante 99,5% do tempo a cada mês civil e, caso esse percentual não seja respeitado, concede ao CONTRATANTE no caso tu, dispensa do pagamento de uma mensalidade na cobrança seguinte, até então parece ser legal não pagar uma mensalidade caso fique fora do ar, tu então começa a torcer pra ficar fora. Mas nos exatos termos e condições do SLA (acordo de nível de serviço) existe a cláusula:
O SLA é o tempo em que sua conexão ficará disponível sem interrupções, que pode variar. Quanto maior a disponibilidade maior o valor mensal.

CIR - é a banda garantida, caso a tua banda estoure, haverá a garantia de mais banda disponível para seu servidor ou site não ficar offline, também quanto mais próxima do 100% mais cara é.

Tráfego é a quantidade de informações trocadas entre o servidor e os computadores que acessam seu servidor, site e etc. Informações enviadas pelo visitante ao servidor (solicitações de páginas, e-mails, arquivos, textos, etc) e pelo servidor ao visitante (páginas, textos, imagens, sons, arquivos, e-mails, etc) irão somar à contagem do tráfego o valor referente ao tamanho de tais informações.

Um exemplo com website: Se sua página inicial tem um tamanho total de 1MB (incluindo o HTML e imagens que estão relacionadas) e 1.000 pessoas visualizam sua página inicial, estará gerando um tráfego de aproximadamente 1GB (1.000MB).

O controle do tráfego ocorre em períodos mensais, levando em consideração o período entre primeiro e o último dia do mês. Portanto, se desejar visualizar o tráfego de seu site que será utilizado para fins de cobrança em uma fatura, acesse seu painel de controle e visualize as estatísticas correspondentes no período de 1 a 31 do mês anterior, por exemplo.

Se seu site ultrapassar o limite de tráfego contratado, seu site não ficará fora do ar nem terá perda de desempenho no acesso ao mesmo em determinadas empresas de hospedagens, o mesmo é válido para determinadas empresas de dedicado. Neste caso será efetuada somente cobrança adicional e proporcional ao excedido na fatura seguinte.

Definindo, hospedagens causam despesas mensais, a não ser que tu opte por um pacote trimestral ou semestral ou até mesmo anual, evidente que dando o depósito (valor de começo) para ter o serviço, portanto, não adianta tu locar um dedicado ou VPS ou até mesmo uma hospedagem e não ter dinheiro para arcar com os custos.

Pensando em um dos serviços mostrados aqui, eu sugiro que comece pelos nossos anunciantes clicando num dos banners ou então na minha assinatura e conhecer o que estas empresas oferecem de melhor.

OBS: Entrando em contato e informando que visualizou o anúncio aqui na Secret Experience, existe um desconto especial.

OBS²: A Secret Experience não possui nenhum vínculo com questões de vendas de tais serviços, a responsabilidade é totalmente do vendedor, aqui dentro ele somente nos pagam para ajudar a manter o fórum online e em troca recebem um espaço para anunciarem seus serviços.

By Setokaiba

Setokaiba
Jesus Te Ama, Mas EU Não!

Quadro de Medalhas

Localização: 45º 33º 34º N | 122º 41º 41º W DESTINATION: ANYWHERE Adidas
Pontos: 20,442, Nível: 90
Pontos: 20,442, Nível: 90 Pontos: 20,442, Nível: 90 Pontos: 20,442, Nível: 90
Atividade: 99%
Atividade: 99% Atividade: 99% Atividade: 99%

Nome Real: Anderson Andrade
Visitas: 1293
Os Seguintes 4 Usuários disseram Obrigado(a) para Setokaiba por gostarem deste post :
350Z (15-07-2013), AiramCruZ (16-07-2013), ChoVinisTa (15-07-2013), Myutsu (16-07-2013)
Links Patrocinados
Antigo 15-07-2013, 06:49 PM   #2 (permalink)
Membro - Veterano

Agradeceu: 56
Agradecido 561 Vezes em 187 Posts
Achei Ruim:
Acharam ruim Vezes em Posts
Pontos: 2,287, Nível: 28
Pontos: 2,287, Nível: 28 Pontos: 2,287, Nível: 28 Pontos: 2,287, Nível: 28
Atividade: 33%
Atividade: 33% Atividade: 33% Atividade: 33%

Nome Real: AlifyZ

Inventório de 350Z Usuário possui 1x C/C++

Padrão

Muito bom post!
haha lembrei dos meus tempos com VPS de 4GB de Ram com L2J, com 30 players dava um pau danado.

350Z está offline   Responder com Citação
Resposta

Tags
dedicado, dominio, hospedagem, hosting, que isso, vps

Regras para Posts